Quem aí estava com saudades do “Linha Direta”? Pois bem, de acordo com a Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, o clássico programa policial da emissora deverá voltar.
Segundo a publicação, o projeto vem sendo desenhado em sigilo no núcleo comandado por Mariano Boni, responsável pelo núcleo de programas de variedades da Globo. A equipe ainda está sendo montada e não há apresentador escolhido.
Para as novas gerações, o “Linha Direta” foi o percursor do “true crime”, ou seja, um programa em que reconstituía casos policiais, tanto famosos quanto anônimos. Caso houvesse algum foragido, também tinha uma linha telefônica para denunciar o paradeiro do criminoso.
A primeira versão do programa foi ao ar em 1990, apresentado por Hélio Costa e focado apenas nos casos criminais famosos.
Em 1999, a atração volta ao ar em um formato diferente, idealizado pelo diretor Roberto Talma e o jornalista Marcelo Rezende, que se tornou o apresentador. Desta vez, casos anônimos começaram a ser contatos com o intuito de ajudar a prender os criminosos foragidos.
Uma curiosidade: segundo o próprio Marcelo Rezende, a ideia do programa ter voltado ao ar foi para conter a audiência do “Programa do Ratinho” na época, que sempre alcançava a liderança nas quintas.
Em 2000, Domingos Meirelles assume o comando e fica até 2007, quando a atração sai do ar. No ano seguinte, diversas entidades ligadas aos Direitos Humanos se manifestaram a favor da continuidade do programa.
Até hoje, o “Linha Direta” é sucesso no YouTube.








