CinemaCrítica

Crítica – ‘Maurício de Sousa – O Filme’ emociona, mas o roteiro poderia ser melhor

mauricio de sousa o filme

O filme sobre a vida de Maurício de Sousa chega aos cinemas nesta quinta (23/10) e traz uma história emocionante sobre o famoso cartunista que até hoje encanta gerações através de suas histórias com A Turma da Mônica.

O filme, estrelado por Mauro Sousa, que inclusive é filho do Maurício na vida real, imprime de forma fiel a sua trajetória até o estrelato, passando por altos e baixos da sua carreira até chegar à criação da Mônica. Além de trazer um Maurício bem atrapalhado que, diga-se de passagem, nos faz criar ainda mais empatia com ele.

Apesar de não ter experiência no audiovisual, Mauro Sousa até que consegue sair bem com a sua atuação, muito pela segurança de retratar seu próprio pai. É um ator que tem tudo para ter um futuro promissor no segmento. Destacam-se também as atuações da Thati Lopes, que interpreta a Marilene, primeira esposa do cartunista, Elizabeth Savalla (que interpreta a Vó Dita), Othon Bastos, e Diego Laumar, que interpreta o Maurício de Sousa ainda criança.

O longa também conta com a direção de Pedro Vasconcelos, responsável por dirigir novelas de sucesso como “A Força do Querer” e “Império“. A sua direção teve como propósito, além de respeitar a obra do Maurício, trazer uma linguagem próxima dos quadrinhos, usando o recurso da câmera parada e de transições com cartoons do próprio criador. É uma tática que até colabora com a homenagem, mas que em alguns momentos soa desconfortável.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Além disso, o roteiro, feito em conjunto com Paulo Cursino, teve a colaboração do próprio homenageado para a sua construção. Porém, ele fica a desejar em diversos pontos. Explorar a vida de um ícone exigiria que também entrasse em seus desafios após chegar ao estrelato, algo que deixa o gosto de quero mais. Mas vale ressaltar que a trilha sonora do filme está excelente, um dos grandes acertos.

Mesmo assim, a mensagem final do filme consegue ser compreendida: “nunca desistir dos seus sonhos”. Pensando que um dos seus públicos-alvo são jovens e crianças, é uma mensagem necessária vinda de alguém que é marcante na vida de diversos brasileiros. É uma mensagem de otimismo e superação.

Advertisement
Advertisement

More in:Cinema