Música

Celebrando 200 mil seguidores, Emmano aprofunda conexão com ritmos de afrorreligiosidade em “DONO DO MEU CAMINHO”

Créditos: Jessica Americano (@jazzzzmoon)

O cantor Emmano mergulha na espiritualidade para lançar seu novo álbum, “DONO DO MEU CAMINHO”, que chega a todas as plataformas digitais no próximo dia 24 de outubro. Este é o primeiro volume de um projeto duplo dedicado a disseminar a fé e os cânticos sagrados das religiões de matriz africana.

O novo álbum chega em um momento de grande expansão na trajetória do artista, que alcançou a marca de 200 mil seguidores no Instagram e mais de 10 milhões de visualizações em seus vídeos sobre espiritualidade. Além disso, Emmano vem consolidando uma base fiel de ouvintes nas plataformas, somando mais de 37 mil ouvintes mensais no Spotify. Sua credibilidade na cena musical é reforçada por colaborações com Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Bruno Chelles (3030), Marcelo Mimoso e Shawlin.

Para Emmano, o álbum é a realização de uma missão espiritual. “Uma honra para mim poder cantar esses pontos que já me trouxeram tanto axé”, revela o artista. “Aprendi a cantar eles tocando nas giras do meu terreiro e hoje é uma alegria imensa poder gravar e publicar eles para a disseminação da nossa fé.”

Composto por sete faixas, este primeiro volume é inteiramente dedicado à linha de esquerda, o “Povo da Rua”. A faixa de abertura, “Tranca Ruas”, composta por Marcelo Varanda, dá o tom do trabalho, trazendo a energia espiritual dos pontos de macumba que ecoam pelos terreiros do Brasil.

O projeto resgata a importância de saudar quem guarda os caminhos. “Este primeiro álbum é uma grande saudação ao Povo da Rua”, explica Emmano. “São eles que nos dão sustentação, que nos ensinam sobre a força da terra. O título ‘DONO DO MEU CAMINHO’ reflete o que a espiritualidade me ensinou: nossos guias nos dão a luz e a proteção, mas nós somos os responsáveis por trilhar nossa jornada.”

Para traduzir a vibração do terreiro para a gravação, Emmano contou com um time de peso. A produção musical é assinada por Leo Batuke e Thiago Jah Bass, do renomado Estúdio Blessed, considerado um dos maiores estúdios de reggae do Brasil. “O maior desafio era trazer a energia vibrante do terreiro para dentro do estúdio”, detalha o cantor. “O Leo Batuke trouxe a alma da percussão, o ‘couro’ sagrado, e o Thiago Jah Bass, com sua maestria, soube como polir esse som com respeito e potência.”, finaliza.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Sobre Emmano

Emmano nasceu em Vila Kosmos, no Rio de Janeiro, e cresceu vendo seu pai, Vagner Beraldo, dando expediente como baixista da banda de reggae Água de Coco. Com a proximidade deste universo musical, o jovem desenvolveu habilidades com vários instrumentos e no canto. Hoje é um dos expoentes da nova geração do reggae e MPB carioca, destacando-se em diversos palcos da cidade.

O sucesso de suas apresentações ao vivo e o lançamento de músicas autorais impulsionaram sua carreira. Emmano já se apresentou em diversas casas de show no Rio, incluindo colaborações com artistas de peso como Bruno Chelles (da banda 3030); o destaque no forró, Marcelo Mimoso; Hélio Bentes (vocalista da renomada Ponto de Equilíbrio); e Shawlin, precursor do trap no Brasil.

Sua performance é marcada por uma interação sincera com o público e um repertório eclético, que vai de Criolo a Adoniran Barbosa, passando por Bob Marley e Marcelo D2, Jorge Ben e Black Alien e, claro, suas canções autorais, como “Luzes”, “Minha Flor”, “Te Esperar” e “Ainda Penso Em Você”.

Advertisement
Advertisement

More in:Música