
Francisco Gil, único filho da cantora Preta Gil, que faleceu recentemente, usou suas redes sociais nesta terça-feira (22/7) para fazer uma emocionante homenagem à mãe. Em uma publicação que tocou profundamente os fãs, o músico compartilhou fotos inéditas e sem filtros dos últimos dias de Preta nos Estados Unidos, ao lado da família e amigos.
Acompanhando as imagens, Fran Gil escreveu uma carta de despedida poderosa, onde reflete sobre a intensa luta da artista contra o câncer, as lições de força e os momentos finais compartilhados entre eles. O texto destaca a força de Preta Gil não apenas para lutar, mas, acima de tudo, para amar.
A Força de Amar e Viver
No relato, Francisco destaca a energia vital da mãe, mesmo nos momentos mais difíceis. Ele descreve a última noite juntos:
“Você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. […] O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom”, escreveu o músico.
Ele continua, ressaltando que a força de Preta vinha do desejo de viver, de ver a neta, Sol de Maria, crescer, e do apoio de uma imensa rede de amor construída por ela, que incluiu fãs de todo o Brasil. “Sua compulsão era a generosidade”, afirmou.
A Despedida e o Legado
Francisco, que se define como o “melhor amigo” da mãe, também falou sobre o medo e a coragem de encarar o processo ao lado dela. Ele narra o momento da despedida final, percebida por ambos em um gesto de cumplicidade.
“Eu me despedi de você e tentei fazer com que você não percebesse… claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso pra poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso”, desabafou.
Citando uma frase de seu avô, Gilberto Gil, dita após a partida de Preta Gil — “que agora venham os 50 bilhões de anos…” —, Francisco Gil finaliza a homenagem com uma mensagem de esperança e espiritualidade.
“Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim”, concluiu, explicando que a primeira foto do post foi a última de Preta com a neta, Sol, e a segunda, a última dos dois juntos.