Muitos falam que o cinema é surreal, escandalosos, e que derivadas vezes seus enredos nunca aconteceriam no mundo real. Muitas vezes cenários sensacionalistas são meras representações da vida real, aí esta a chave da interpretação da frase ”baseado em eventos reais”. E o tema de hoje é a cultura do estupro no cinema, que vem a anos sendo representada nas telinhas, e ganhado um espaço ainda maior hoje em dia devido as constantes guerras travadas por justiça pelas vítimas e grupos de apoio.
Frequentemente em casos de estupro, não se acredita na vítima, e se associam sua vida pessoal e sua vestimenta, com a agressão, fatos que não se entrelaçam e quase sempre são relacionadas ao machismo do investigador(a). (SIM! mulheres também são machistas).
Pois o Oniverso Abominável montou uma lista com 6 filmes para você que está dentro de casa, nesta pandemia, aprender mais sobre o assunto, e degustar esses ÓTIMOS filmes que vão mexer com a sua cabeça definitivamente.
Inacreditável (minissérie)
Nesta minissérie fantástica e impactante, temos a história de uma jovem acusada de fazer uma falsa denúncia de estupro. Anos depois do ocorrido, duas investigadoras encontram evidências que podem, finalmente, revelar a verdade. Uma minissérie original Netflix, com 8 episódios.
O Quarto de Jack
Com três indicações ao Oscar, e protagonizado pela belíssima Brie Larson, nossa eterna Capitã Marvel, esse longa metragem traz uma perspectiva completamente diferente sobre a cultura do estupro e um final de tirar o ar. Contando a história de Joy e seu filho Jack que vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, o homem que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas quando seu filho completa cinco anos, ela decide elaborar um plano para fugir. Com a ajuda de Jack, ela tenta enganar Nick para retornar à realidade e apresentar um novo mundo a seu filho.
Baixio das Bestas (Nacional)
O longa-metragem brasileiro é repleto de cenas fortes e bastante explícitas, reflete sobre a condição da mulher desprotegida, abordando temas dramáticos como a prostituição ilegal e a exploração sexual de menores.
Na zona da mata pernambucana, região de canaviais que movimentam trabalhadores rurais e caminhoneiros, vive Auxiliadora, jovem de 16 anos explorada por seu avô, Heitor. O homem tem um discurso moralista mas não pensa duas vezes antes de exibir a neta nua por dinheiro em um posto de parada de caminhões. Na cidade mora o estudante Cícero, de família de classe média, que passa os fins-de-semana envolvido com álcool,drogas e orgias sadomasoquistas com as prostitutas de Dona Margarida, comandadas pelo doentio Everardo. Cícero vê Auxiliadora no posto e imediatamente a deseja, passando a segui-la pelas ruas. No campo, a moça chama a atenção do humilde Maninho, mas, apesar dela também se interessar por ele, o rapaz é afastado pelo avô.
A Casa de Tolerância
Mais chamado como “The Seasoning House”, o longa é impactante e possui cenas explícitas, afim de representar o terror que as mulheres passam em regiões de conflito, e a tirania usada por pessoas que deviam lhe proteger.
Em 1996, nos Balcãs, a população de uma pequena cidade é assassinada por uma milícia comandada pelo desumano Goran. Ele rapta meninas para serem prostituídas em um bordel que pertence ao cruel Viktor. Angel, uma garota com deficiência auditiva que testemunhou a execução da própria mãe, tem uma marca de nascimento no rosto, e Viktor a escolhe para fazer os trabalhos domésticos. Angel tem de maquiar e drogar a meninas para os clientes; e limpá-las após os encontros brutais.
Sonhos Roubados
Mais uma obra nacional, mostrando a vida de jovens mulheres na periferia, e retratando o abuso sexual e o machismo que definem a cultura do estupro, que tanto assolam o público feminino.
A trama retrata o difícil cotidiano de três amigas de uma comunidade carioca, que acabam se prostituindo com o propósito de conseguir dinheiro para atingir seus sonhos de consumo e completar o orçamento doméstico.
Cidade do Silêncio
Estrelando a incrível Jennifer Lopez, esse longa metragem é de levantar os pelos do braço, envolvente e cativante, além de representar bem a cultura do estupro na sua mais verdadeira forma. Baseado numa história verídica, o filme narra a história de Lauren, uma jornalista norte-americana que vai ao México determinada em descobrir a verdade sobre as centenas de mortes de mulheres em Ciudad Juaréz, na fronteira com os Estados Unidos. Em Juárez, ela conhece Diaz , com quem ela tinha trabalhado seis anos antes, editor do jornal local El Sol de Juárez. A sua investigação vai levá-la a descobrir factos chocantes e colocar a sua própria vida em risco.