Cinema

CCXP 22: Fernando Meirelles será homenageado no festival com paniel sobre os 20 anos de ‘Cidade de Deus’

‘Cidade de Deus’, o filme considerado para muitos como o melhor filme nacional é um marco do cinema nacional completa 20 anos em 2022. Considerado o segundo filme não-estadunidense mais visto no mundo, a CCXP anuncia que prestará uma homenagem ao cineasta e a mente criativa por trás desta obra, Fernando Meirelles. Ele estará na edição deste ano com um painel na quinta-feira (01/12), primeiro dia de evento no São Paulo Expo. A expectativa é que Meirelles traga também novidades sobre seus próximos projetos, e fale de outras obras que esteve à frente na direção, como ‘Dois Papas’, ‘O Jardineiro Fiel’, ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, entre outros. Com a homenagem, ele se junta a Laerte, Mauricio de Sousa, Frank Miller, Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Cris Columbus, Cao Hamburger e Neil Gaiman.

“Cidade de Deus” é um filme que foi integrado à identidade nacional, tamanha importância. Ainda mais quando o filme alcança duas décadas e permanece atual. Uma homenagem à jornada desse que é uma das maiores mentes brasileiras de todos os tempos é uma honra para a CCXP e para nossa comunidade.”, destaca Roberto Fabri, VP de Conteúdo e Marca da CCXP.
 

Referência de técnicas de roteiro e produção audiovisual, ‘Cidade de Deus’ abriu caminho para um novo gênero e a discussão de temas necessários como desigualdade social e a violência. O filme que teve a co-direção de Kátia Lund revolucionou o cinema brasileiro, criou o estilo “Favela Movie” e gerou um spin-off na série Cidade dos Homens. Por fim, Cidade de Deus revelou dezenas de atores que integravam a oficina para atores “Nós do Morro”, por onde passaram Matheus Nachtergaele e Seu Jorge. Foram mais de 60 atores principais, 150 secundários e 2,6 mil figurantes, sendo a maior parte crianças e adolescentes.

Com reconhecimento internacional, o longa teve 4 indicações ao Oscar em 2004, entre eles Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. E venceu o BAFTA Awards de melhor edição e Writers Guild of America pelo roteiro.

Para Fabri, a expectativa está em saber mais detalhes sobre seus projetos futuros e atuais, como a série ‘Sugar’, que Meirelles dirige neste momento, estrelando Colin Farrell. Além de outros projetos na sua produtora O2 Filmes sob o olhar do cineasta como ‘Pico da Neblina’ na HBO e outros em desenvolvimento em inúmeras plataformas.
 

E como não poderia ser diferente, o site Omelete preparou um conteúdo especial para publicar em seu site. No dia 02 de setembro, o maior site de entretenimento pop do Brasil irá realizar uma live especial sobre os 20 anos do longa ‘Cidade de Deus’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

More in:Cinema