Teatro

[GRATUITO] Espetáculo infantil “Recriar” em única apresentação

O espetáculo infantil “Recriar” fará única apresentação, nesta sexta-feira, 12 de novembro, às 19h30, no Instituto Rogacionista, na Água Branca, em São Paulo.

Eis que em meio a tantas incertezas, voltamos com uma turma presencial. Após quase dois anos de oficinas em formato online, o Instituto Rogacionista abriu suas portas para o teatro presencial. Com três aulas semanais, os jovens da comunidade Água Branca puderam experimentar um novo processo de montagem teatral com o tema infância.

O espetáculo é uma reflexão artística sobre a violência contra crianças e adolescentes, criada e encenada por adolescentes do projeto Jovem em Cena.

Após pesquisas e buscas ativas sobre o argumento levantado, fomos surpreendidos pelo alto índice de mortalidade infantil. Diariamente milhares de crianças são vítimas das falhas sociais que afrontam diretamente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Segundo um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Unicef, em média 7 MIL CRIANÇAS SÃO MORTAS POR ANO NO BRASIL. A maioria das vítimas são pretos e pardos do sexo masculino, moradores das periferias de grandes cidades. É um padrão que se confirma em todo o país. O que choca mais, é saber que das mortes causadas por intervenções militares, 44% são no Estado de São Paulo. É preciso que as corporações revejam os seus protocolos de atuação e punam de maneira exemplar os envolvidos em tais crimes.

Criança sonha, criança tem esperança, tem desejos, tem ensinamentos e não podem ser privadas de um futuro. Elas não são apenas números, índices ou dados, elas são o futuro da nossa nação. Perdemos futuros médicos, esportistas, artistas, filósofos, engenheiro, presidentes etc.

No poema Direitos das Crianças, Ruth Rocha descreveu a obrigação de TODOS diante às crianças. É preciso nos atentar a cada estrofe e cobrar de todas as instâncias sociais que esses direitos sejam cumpridos.

“Toda criança no mundo

Deve ser bem protegida

Contra os rigores do tempo

Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome

Criança tem que ter lar

Ter saúde e não ter fome

Ter segurança e estudar…”

Ruth Rocha

Ficha Técnica:

Direção: Caio Magalhães

Assistente de Direção: Juliana Manczyk

Roteiro: Caio Magalhães e Lucila Vieira

Coordenação de Projeto: Roberto Limberg

Produção: Ideia Coletiva

Patrocínio: DEXCO

Realização: ProAc | Projeto Jovem em Cena

Elenco: Ana Liz de Jesus Pereira, Ana Emanuelly da Silva Sousa, Rudolf Oliveira de Sousa, Rayna Moreira, Marcos Willian, Julya de Lima, Olivia Ilafa, Danielly Flesch, Esther Adrielly, Jimmy Calixto, Rúbia de Sousa, Ryan Guilherme, Melissa Domiciano e Erick Adrian.

Serviço:

“Recriar”

Única apresentação: 12 de novembro, às 19h30

Entrada gratuita

Instituto Rogacionista (Av. Santa Marina, 534. Água Branca. São Paulo/SP)

Duração: 30 min

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Instagram: @ideiacoletivacultura

Nicole Gomez
Formada em Rádio e TV, sou uma apaixonada por Teatro Musical e acredito que a Cultura pode mudar vidas.

More in:Teatro