Música

Bala Desejo e Céu desistem de show em festival com Erykah Badu após críticas

Advertisement
Advertisement

Na manhã desta quinta (24), a cantora Céu e a banda Bala Desejo desistiram de fazer suas apresentações no festival Nômade, em que terá o show da Erykah Badu.

Isso aconteceu porque houve diversas críticas pelo fato desses nomes estarem no line-up e com pouco representatividade preta, que estava restrita aos Gilsons.

Em nota, a banda alegou que aceitou sem saber quem seriam os demais artistas que se apresentariam no festival. Após saberem, voltaram atrás na decisão e alegou que os festivais precisam construir um line-up com representatividade.

“Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.

Advertisement
Advertisement

Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós.

E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles.

Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias.”

Advertisement
Advertisement

More in:Música