No ano em que o Canal Brasil completa 25 anos, o sucesso “Amigos, sons e palavras” que traz Gilberto Gil em encontros especiais, retorna para sua terceira temporada. Com lançamento na próxima segunda feira, 23 de janeiro, às 20:45h. A temporada contém treze episódios inéditos, dois episódios por dia, sempre as segundas-feiras.
Gilberto Gil apresenta suas obras escolhidas por ele para cada convidado ao abrir o programa, e a partir da canção a conversa se desenrola. Gil recebe Fernanda Montenegro, Liniker, Marcelo Adnet, Demétrio Magnoli, Gabriela Lemos, Laymert Garcia, Hermano Vianna e Ronaldo Lemos para conversas discontraídas, leves e apaixonantes. “Estabelecendo os aspectos das aproximações com os amigos, colegas, gente com admirações mutuas, eu por eles e eles por mim. Representando grandes públicos.” diz o apresentador.
“Como eu sou conversador, eu acho que é por isso que as pessoas acabaram me escolhendo para ancorar” diz Gil e ele não poderia estar mais certo. O programa traz um nível de profundida que foi um pouco perdida nos programas e meios de comunicações atuais. As conversas fluem com muita naturalidade, tanto para o entrevistado, quanto para Gil.
Com o Ministério da Cultura fazendo parte dos ministérios atuais, o primeiro programa, com Fernanda Montenegro, fala sobre a desvalorização que os artistas sofreram nos últimos anos e como precisaram se unir e resistir. Segundo Gil, “de determinada maneira essa insistência em fazer essas conversas, em garantir espaço para que as pessoas se manifestem através de seus vários papéis… As conversas revelando dificuldades que nós temos tido nesses últimos anos para nos relacionarmos com o mundo institucional da cultura, que foi desprezada, menosprezado, nesses últimos especialmente, ou particularmente pelo governo. Tudo isso é muito interessante e importante e pode ser visto sim como um espaço de resistência.”