Música

Hoje é dia do Rock, mas você sabe o por quê da data?

Dia 13 de julho é conhecido como o Dia do Rock, principalmente no Brasil. Mas você sabe como nasceu a data? O OA vai falar agora.

No dia 13 de julho de 1985 foi realizado um evento chamado Live Aid, com objetivo de conscientizar a população sobre a pobreza extrema na Etiópia e com dois shows simultâneos em países diferentes, um em Londres (Inglaterra) e o outro na Filadélfia (Estados Unidos).

Em Londres, o evento contou com shows de artistas como Sade, Sting, David Bowie, Phil Collins, Elton John e Paul McCartney e bandas como The Who, Queen e U2. Abaixo tem o vídeo da apresentação de Elton John, cujo o figurino foi reproduzido no filme que conta a sua história, “Rocketman”.

https://www.youtube.com/watch?v=DMBhYnUKr-c

Já na Filadélfia, artistas como B. B. King, Billy Ocean, Madonna, Carlos Santana e Eric Clapton e bandas como Duran Duran e Led Zeppelin participaram do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=7jC9SWuKHpc

E nesse dia, Phil Collins propôs que fosse comemorado o Dia Internacional do Rock. Fato feito!

Popularização no Brasil: o Dia do Rock passou a ser comemorado no país a partir da década de 1990, quando as rádios paulistanas 89FM (A Rádio Rock) e a 97FM (atual Energia 97) passaram a promover shows pela cidade de São Paulo em comemoração a data.

Mas bora comemorar, até porque hoje é dia de Rock, bebê \m/

More in:Música