A Portela comunicou na noite desta terça-feira (30/9) o falecimento de seu intérprete oficial, Gilson da Conceição, o Gilsinho, aos 55 anos. O cantor, uma das vozes mais marcantes do Carnaval, estava internado no Hospital Cardoso Fontes, na Freguesia, Zona Oeste do Rio, após passar recentemente por uma cirurgia bariátrica.
Gilsinho era a voz oficial da Portela desde 2016 e foi o responsável por conduzir o samba-enredo no desfile que deu à escola seu último título de campeã do Carnaval carioca.
Em uma nota emocionada, a agremiação de Madureira lamentou a perda. “Perdemos hoje um dos maiores nomes da nossa história: Gilsinho! O nosso grande intérprete! Ele que tanto nos encheu de orgulho desde 2006, com sua voz marcante, seu amor pelo samba e sua entrega total à nossa escola”, diz parte do comunicado.
A Portela decretou luto oficial de três dias em memória do sambista. “Sua voz embalou momentos inesquecíveis, emocionou gerações e marcou profundamente o Carnaval
Um Legado no Carnaval
Filho de Jorge Violão, um dos integrantes da Velha Guarda da Portela, Gilsinho tinha o samba no sangue. Em sua vitoriosa carreira, conquistou três vezes o Estandarte de Ouro de melhor intérprete (2012, 2019 e 2022).
Além de suas duas passagens pela Portela, o talento de Gilsinho também brilhou em outras grandes escolas do Rio, como a Unidos de Vila Isabel, e do Carnaval de São Paulo, onde defendeu as cores da Tom Maior, Vai-Vai e Unidos de Vila Maria.








