Produtora OA

Representatividade LGBT na mídia – Fernanda Gentil

Continua após a publicidade..

Olá meus amores!
Hoje estreio mais uma coluna aqui no Portal OA, a “Representatividade LGBT na Mídia”, que tem o objetivo de falar sobre a carreira de personalidades famosas que são publicamente assumidas LGBT. Na primeira edição, falarei sobre a jornalista Fernanda Gentil.

Filha dos engenheiros Martha Machado e Maurício Gentil, Fernanda Machado de Soares Gentil nasceu no dia 23 de novembro de 1986, no Rio de Janeiro. Sua infância foi passada no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e aos 12 anos se mudou para a Barra da Tijuca, também na Zona Oeste do Rio. Aos 18, começou a cursar jornalismo na Puc-Rio. Desde o início do curso, Fernanda já sabia qual especialidade do jornalismo queria: o esportivo. Pois “tinha que ter um jeito de levar o esporte pra vida profissional”, conforme a apresentadora falou a Revista TPM em 2014.

Começou a sua carreira de jornalista estagiando em uma assessoria de imprensa de esportes radicais. Logo em seguida foi apresentadora e repórter do Esporte Interativa e ainda teve uma rápida passagem pela Band. Em 2009, a apresentadora foi contatada pelo Canal SporTV, o que sempre foi a sua meta, pois durante a faculdade chegou a entregar o seu primeiro currículo para a apresentadora Glenda Kozlowski  em um restaurante na Barra da Tijuca. Na emissora, a jornalista acaba tendo destaque e logo é chamada para apresentar o programa “É Gol”. Em 2010, acaba comentando uma gafe histórica da sua carreira durante a cobertura da Copa daquele ano: acaba estendendo a mão ao convidado que possui deficiência visual. Foi divertido!

Em 2011, a apresentadora é promovida a TV Globo e passa a realizar reportagens para os programas esportivos da emissora. Em 2012, passou a apresentar o quadro “Placar da Rodada” no “Jornal da Globo” e também eventualmente o “Globo Esporte”. Em 2013, foi eleita a musa da “Copa das Confederações”, competição realizada no Brasil e quer serviu de esquenta para a Copa do Mundo de 2014 (Obs: o Brasil levou o título).

Continua após a publicidade..

Em 2014, atinge seu ápice na carreira esportiva. Naquele ano, apresentou o programa “Rumo à Copa” junto com Cristiane Dias. O programa mostrava preparos e estatísticas das 32 seleções que disputam o título de campeão da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Durante a Copa, Fernanda teve notoriedade durante toda a cobertura, chegando a realizar num dia 17 entradas ao vivo durante da programação da Globo entre o “Mais Você” e o “Jornal da Globo”.

“Me preparo uma semana antes pra fazer qualquer trabalho. Estudo muito minhas pautas, sou minha maior crítica e me assisto sempre que posso. Gosto de chegar em casa e anotar em um caderninho tudo que não fiz e deveria ter feito em uma entrevista, por exemplo.” – disse a jornalista à Revista TPM em 2014

Na cobertura da Copa, um fato a chama atenção da mídia e de todos os espectadores. Realizando sempre com muito alegria e bom humor a cobertura, no dia 09 de julho de 2014 não foi bem assim. Em uma entrada ao programa “Encontro com Fátima Bernardes”, Fernanda chorou após a derrota no dia anterior da seleção brasileira na Copa para a Alemanha por 7 a 1.

Continua após a publicidade..


https://www.youtube.com/watch?v=1uyzd8hQkHw

“Vocês estavam falando sobre as crianças e é isso que pesa mais. Se a gente não consegue explicar o que aconteceu com a Seleção, como vamos falar isso com eles? Não que a gente não queira, mas não sabemos explicar” – disse Fernanda durante o link no programa da Fátima Bernardes.

Após ter destaque na Copa, Fernanda passou a apresentar o “Globo Esporte SP” enquanto o então apresentador titular, Tiago Leifert, fica a cargo da apresentação do “The Voice Brasil”. “Percebi que ela não encaixava na ‘caixinha’. Ela tem tudo para se transformar numa grande entertainer e transbordar as fronteiras da nossa profissão” – disse Tiago ao falar da sua substituta temporária no “Globo Esporte SP”.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Durante a apresentação do programa esportivo diário, Fernanda descobre que está grávida do seu segundo filho, o Gabriel (Fernanda também cuida do seu afilhado Lucas desde a morte de sua mãe biológica). Sua gestação foi um reality show, pois a apresentadora estreou o quadro “Mamãe Gentil” no “Esporte Espetacular”, em que acompanha a rotina de sua gravidez e dava dicas de exercícios físicos e alimentação às grávidas.

No ano do nascimento do seu segundo filho, passou a ser apresentadora titular do “Globo Esporte RJ” no lugar do Alex Escobar. Voltando a gravidez, Gabriel nasceu no dia 28 de agosto de 2015, fruto do seu relacionamento com o então marido Matheus Braga, empresário esportivo. Juntos, chegaram a ter o blog “Gentil Braga”, no qual contava a rotina do relacionamento.

Em abril de 2016, Fernanda anuncia o fim do seu casamento com o empresário Matheus Braga. Em agosto do mesmo, tem destaque na transmissão das Olimpíadas, realizada no Rio de Janeiro. No mesmo mês, Fernanda é transferida do “Globo Esporte RJ” para o “Esporte Espetacular”, dividindo a apresentação com Felipe Andreolli.

Já em setembro de 2016, Fernanda assume o namoro com a colega de profissão Priscila Montandon. Ao assumir, a apresentadora falou à coluna “Gente Boa” do Jornal O Globo: “Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida”.


“Quando eu me vi apaixonadaencantada e enlouquecida pela Priscila, eu só pensava ‘ok, não estou fazendo nada de errado.” – disse Fernanda

Em entrevista ao programa “Saia Justa” do GNT, Fernanda falou do que motivou a assumir o seu namoro: “Como é que eu vou falar para o Lucas [filho mais velho da jornalista], que já entende mais, que ‘poxa, filho, não tem problema nenhum você ter um amigo gay, negro, gordo, alto, baixo, branco… Mas a mamãe vai esconder a namorada, não fala pra ninguém’? Como é que eu vou viver comigo mesma? Só não é ok se você tiver um amigo que agride e maltrata, aí não é legal”.

Já em relação aos pais, Fernanda contou que foi tranquilo a recepção da notícia por parte deles, já que os três sempre tiveram um diálogo bem aberto. Em entrevista ao Jornal Extra, a ex-apresentadora do “Esporte Espetacular” contou como foi a reação da emissora ao saber do namoro: “Falei com o meu superior direto, ele levou a notícia para a direção e retornou em cinco minutos: ‘Está tudo bem, todo mundo avisado, #somostodosmodernos“.

No final do ano passado, Fernanda e Priscila se casaram discretamente. A informação do casamento caiu em conhecimento público após Ivete Sangalo informar à Revista Caras que estava indo ao casamento delas.

Também em 2018, Fernanda deixou a apresentação do “Esporte Espetacular” para migrar para o entretenimento da emissora, no qual terá um programa na área com previsão de estreia ainda esse ano na faixa diurna da Globo. Ainda este ano, Fernanda estreou o seu monólogo teatral “Sem Cerimônia”, que está em turnê pelo país, apresenta o programa “Papo de Almoço” às terças na Rádio Globo e ainda estará no filme “Ela disse, ele disse”, adaptação do livro da escritora Thalita Rebolças no qual interpretará a mãe da personagem da Maísa Silva.

Advertisement
Advertisement

More in:Produtora OA