Produtora OA

Spitfire Audio celebra quinze anos unindo artistas inovadores com sons e tecnologia musical revolucionária

Continua após a publicidade..

Spitfire Audio, a principal criadora de sons e bibliotecas de amostras para criadores de música, celebra quinze anos como pioneira em sons e tecnologia musical. A empresa consistentemente ultrapassou fronteiras e estabeleceu novos padrões na indústria, ganhando reconhecimento global por seus produtos inovadores e de alta qualidade usados em inúmeras trilhas sonoras premiadas, jogos de vídeo e produções musicais, incluindo trabalhos de vencedores do Oscar, BAFTA, Emmy e GRAMMY®.

O novo CEO, Olivier Robert-Murphy, líder empreendedor e especialista em mídia e entretenimento, fundou e liderou anteriormente a Universal Music Group and Brands (UMGB), uma equipe premiada de especialistas internacionais em música, conteúdo e parcerias. Agora, Robert-Murphy, fundador do formato de alta definição Pure Audio, está trabalhando em estreita colaboração com sua equipe na Spitfire Audio, concentrando a estratégia da empresa em vários projetos novos e inovadores, diversificando as ofertas de produtos e expandindo imediatamente sua presença internacional de mercado com recursos dedicados na LATAM, França e Índia.

Continua após a publicidade..

Fundada por duas mentes brilhantes e criativas, a Spitfire Audio cativou a imaginação dos principais compositores de cinema com sua primeira biblioteca de amostras, The Bespoke Orchestra Collection, lançada em 2008. Em parceria próxima com um conjunto diversificado e eclético de compositores e artistas renomados, desde o ícone global Hans Zimmer, o inovador compositor islandês Ólafur Arnalds, o compositor coral vencedor do GRAMMY® Eric Whitacre, a compositora pop etérea alemã/turca Alev Lenz, o influente produtor britânico Trevor Horn até a percussionista escocesa inovadora, Dame Evelyn Glennie, e artistas vencedores do GRAMMY® como Roger Taylor, do Queen, Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, e o tecladista e compositora de trilhas sonoras Charlie Clouser, do Nine Inch Nails. Essas parcerias, juntamente com colaborações com os mundialmente famosos Abbey Road Studios, AIR Studios e a Orquestra Sinfônica da BBC, solidificaram a reputação da Spitfire Audio como a melhor biblioteca de amostras do mundo.

A equipe interna de criativos inovadores, liderada pelo co-fundador e diretor de produtos, o premiado compositor Paul Thomson, gravou meticulosamente uma vasta biblioteca de instrumentos, executados por músicos de classe mundial em estúdios icônicos e espaços únicos. Seus mais de 200 produtos de alta definição lançados até o momento inspiraram milhões de novas composições e obras criativas. Utilizando novas tecnologias inovadas por necessidade pelos criativos internos, a empresa, liderada por artistas e centrada no artista, desenvolveu uma reputação como referência de qualidade e autenticidade em som.

Impressionantes dezesseis novos produtos foram lançados até o momento este ano. 2024 reserva uma série de lançamentos chave dinâmicos e ainda não anunciados, já capturados pela experiente equipe de engenheiros, produtores e criativos, adicionando novas gravações inovadoras a uma lista de produtos em constante evolução. Quinze anos de gravações recordes apresentando mais de 10 milhões de sons excepcionais, mais de 954 dos melhores músicos do mundo gravados, em 3.465 sessões ao longo de 1.155 dias e 10.400 horas de tempo de estúdio em 60 estúdios de gravação ao redor do globo. Esses inovadores 9 terabytes de gravações criaram uma coleção incomparável de instrumentos virtuais. O impacto da Spitfire Audio na comunidade musical global não pode ser subestimado.

Continua após a publicidade..

Paul Thomson, Co-Fundador e Diretor de Produtos, Spitfire Audio, comenta: “Um projeto que começou como um meio para criarmos sons incríveis para nossas próprias composições cresceu rapidamente para se tornar a força criativa global que é hoje. Continuo igualmente empolgado em capturar novas amostras e construir bibliotecas criativas significativas, impulsionado pelas extraordinárias contribuições de nossos colaboradores e parceiros, pela tecnologia em constante evolução que nossa equipe projeta e pelo feedback brilhante que nossa comunidade global de criadores compartilha conosco diariamente.”

Thomson acrescenta: “Pessoalmente, continuo inspirado pela forma como a próxima geração de músicos utiliza as bibliotecas de nossos colaboradores compositores em sua própria jornada criativa, amplificando o legado dos compositores ao usar seus sons únicos em novas obras. É um pensamento romântico que podemos possibilitar esse tipo de colaboração virtual entre os criativos mais bem-sucedidos do mundo no presente e toda uma geração de criadores de música ainda por vir.”

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Desde 2008, a Spitfire Audio tem estado na vanguarda da composição e produção musical, oferecendo aos criadores de música as melhores ferramentas inovadoras para criar paisagens sonoras belas, emotivas e cinematográficas.

Carlos Rafael Rivera, compositor vencedor do GRAMMY® e Emmy, observa: “Muitas das cenas de O Gambito da Rainha em que Beth está jogando xadrez no teto tinham os fantásticos metais e cordas da biblioteca de amostras Kepler. O produto final acabou sendo um híbrido das bibliotecas mencionadas e das gravações reais da orquestra.”

Estabelecendo o padrão da indústria como a primeira empresa de bibliotecas de amostras a pagar royalties, a Spitfire Audio contribui para o ecossistema musical global, pois toda vez que uma biblioteca Spitfire Audio é comprada, os músicos e as organizações parceiras envolvidas no projeto recebem um pagamento de royalties.

Carly Paradis, compositora indicada ao BAFTA, diz: “As texturas Segla do Albion Neo – é como se tivessem sido feitas para Line of Duty. Estou pré-escrevendo as pontuações para o roteiro com facilidade com elas! Adoro corromper e manipular instrumentos para personagens corruptos na tela, e agora há toda uma orquestra manipulada ao alcance das minhas mãos.”

Determinada a garantir que todos os criadores de música tenham acesso às melhores ferramentas, múltiplos níveis de entrada estão disponíveis para cada etapa na carreira de um criador de música. A facilidade de acessibilidade técnica, diferentes experiências do usuário e opções de pagamento desempenham um papel crucial em atrair uma nova geração de usuários para a comunidade diversificada, inclusiva e acolhedora da Spitfire Audio. Apoiar jornadas criativas e inspirar a próxima geração de criadores de música permanece central à ética da empresa hoje.

Olivier Robert-Murphy, CEO, Spitfire Audio, acrescenta: “Liderar uma equipe criativa que trabalha na interseção entre música e tecnologia é inspirador e oferece a perspectiva de desbloquear grandes oportunidades. Nossas missões duplas de contribuir para a comunidade musical global pagando royalties a cada músico e parceiro envolvido nas bibliotecas que curamos, e de permitir que os criadores de música tenham acesso aos melhores sons para compor, em cada etapa de sua jornada, permanecem no centro do negócio enquanto expandimos nossos objetivos estratégicos. Assim como o foco constante na experimentação tecnológica e parcerias, garantindo que estejamos na vanguarda da criação musical em um mercado em constante evolução.”

Ao atingir este marco de quinze anos, a Spitfire Audio permanece comprometida em inspirar e capacitar músicos a criar música extraordinária. Com planos expansivos para o futuro, incluindo novos lançamentos de produtos, desenvolvimentos tecnológicos inovadores e uma crescente presença internacional nos mercados, a Spitfire Audio está preparada para continuar seu legado como um símbolo de criatividade e excelência nos próximos quinze anos e além.

Advertisement
Advertisement

More in:Produtora OA