Diversidade e inclusão são palavras que andam juntas e estão cada vez mais presentes no vocabulário da população nos últimos anos, sobretudo pela visibilidade e conquista de direitos que a população LGBTQIA+ tem alcançado. De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a estimativa do tamanho da comunidade no Brasil é de cerca de 18 milhões de pessoas.
Levantamento feito pela Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online, apontou o comportamento de busca dos brasileiros com relação aos termos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Dentre as expressões mais buscadas, “linguagem neutra” ultrapassou 23 mil buscas, apresentando um crescimento de 236% entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022.
A palavra “diversidade” também ganhou destaque com a média de 53 mil buscas no último ano. “Inclusão” aparece em seguida, com, aproximadamente, 37 mil pesquisas neste mesmo período.
O estudo também indicou que a população tem buscado a internet como fonte de conhecimento e educação, acerca das principais questões sobre identidade de gênero e orientação sexual, como, por exemplo, a expressão “LGBTQIA+ significado” que chegou a mais de 33 mil buscas.
Quando o assunto é representatividade, a TV e as celebridades exercem grande influência no público. Entre os famosos e figuras influentes da comunidade trans mais buscadas, de acordo com a Semrush, estão:
- Elliot Page: 164,7 mil – ator, diretor e produtor canadense
- Linn da Quebrada: 101,6 mil – cantora, atriz brasileira e participante do BBB 2022
- Thammy Miranda: 90,8 mil – ator e repórter brasileiro filho da cantora Gretchen
- Caitlyn Jenner: 62,1 mil – atriz, modelo e socialite norte-americana
- Liniker: 28,7 mil – cantora, compositora e artista visual brasileira
- Laerte: 28,4 mil – cartunista, chargista e uma das mais importantes artistas brasileira