Televisão

‘Avenida Brasil’ – 10 anos: Confira 10 curiosidades da novela que parou o Brasil em 2012

Continua após a publicidade..

Neste sábado (26), “Avenida Brasil” completa dez anos de sua estreia na TV. Parece que foi ontem, né?

Nem precisamos falar que a trama gira em torno de Rita (Mel Maia/Débora Falabella) que é abandonada no lixão ainda criança pela madrasta Carminha (Adriana Esteves), que após conhecer Tufão (Murillo Benício) vai viver uma vida de luxo e ainda leva o seu amante Max (Marcello Novaes). Anos depois, Rita vira Nina e volta para se vingar da vilã, chegando a trabalhar na casa dela.

Com isso, separamos alguma curiosidade sobre a trama de João Emanuel Carneiro.

Continua após a publicidade..

Taís Araújo seria Carminha

Inicialmente, Taís Araújo foi escalada para viver a Carminha, sendo mais uma parceria do autor com quem havia trabalhado em “Da Cor do Pecado”, “Cobras & Lagartos” e “A Favorita”. Porém, com trauma da faixa por conta das críticas recebidas por ser a Helena de “Viver a Vida”, a atriz acabou recusando o convite.

Maracanã de mentira e lixão sem produtos orgânicos

As cenas de Tufão jogando pelo Flamengo no Maracanã foram gravadas em Minas Gerais, no Estádio Municipal João Havelange. Isso aconteceu porque o estádio carioca estava em reforma para a Copa das Confederações de 2013. A sequência se passava na década de 90 e para transportar o público para essa época, a equipe de efeitos visuais criou um estádio em 3D, trabalho que levou três meses para ser realizado.

Além disso, o lixão cenográfico foi construído perto dos Estúdios Globo seguindo o resultado de pesquisas em aterros sanitários reais, como o de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Todo o material cenográfico do lixão não era perecível.

Sucesso nas redes sociais

Trilha Sonora com hits e adaptações exclusivas

Assim como a trama, sua trilha sonora também foi um sucesso, chegando ao CD volume 1 com as músicas nacionais ser o mais vendido no Brasil durante uma semana. Tem destaque “Assim Você Mata o Papai” do Sorriso Maroto, “Depois” de Marisa Monte” e “Meu Lugar” do Arlindo Cruz, que ganhou uma versão exclusiva modificando Madureira para Divino, bairro onde a trama era ambientada.

Continua após a publicidade..

Quem ganhou adaptação também foi o tema de abertura. A música é uma versão do hit “Danza Kuduro” de Lorenzo, que já havia ganhado uma versão no Brasil pelo Latino como “Dança Kuduro”. Porém, para não causar estranheza com os telespectadores com a palavra Kuduro, que é um gênero de dança africana, a emissora optou por fazer uma nova versão chamada de “Vem Dançar Com Tudo” e interpretada por Robson Moura e Lino Krizz.

5 – Arrependimento do autor por não ter desenvolvido o personagem gay

Roni, de Avenida Brasil

Em 2019, em entrevista para falar sobre a reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”, João Emanuel Carneiro contou que se arrependeu de não ter desenvolvido a trama do único personagem gay da história, o Roni (Daniel Rocha). Segundo o autor, não houve tempo e nem espaço.

“Tem o personagem do gay que eu queria ter desenvolvido mais, do Roni (vivido por Daniel Rocha). Não deu tempo nem teve espaço para ele, mas eu queria ter dado mais espaço” – disse JEC.

Com isso, Roni acabou tendo um envolvimento amoroso com a Suellen (Isis Valverde) e formou um triângulo amoroso junto com ela e Leandro (Thiago Martins).

6 – Segunda maior audiência da década

Apesar de ter sido um fenômeno, “Avenida Brasil” não foi a maior audiência do horário das 21h na década de 2010. Quem obtém esse título é “Fina Estampa”, exibida antes e que teve 39,2 pontos de média na Grande São Paulo. Sendo assim, a história de Tufão ficou em segundo lugar com 38,8 pontos.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

7 – Casa de praia em Cabo Frio virou ponto turístico

Durante a exibição da trama, a casa de praia da Família Tufão virou atração turística em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos no Rio de Janeiro. As gravações aconteceram três vezes em março de 2012, mas acabou atraindo curiosos. Na realidade, a casa é um restaurante.

8 – Último capítulo parou o Brasil

O último capítulo da trama foi destaque na imprensa, com direito a uma matéria no “Jornal Nacional” mostrando as ruas desertas e os telespectadores indo correndo para casa para não perder o desfecho da história. A empolgação foi tanta que houve aumento na carga de energia para que não ocorresse risco de apagão.

O final da história conquistou 52 pontos de média. A Globo só voltaria a ver índices nesta marca com o final de “A Força do Querer” em 2017, que marcou 50 pontos.

9 – Trama mais exportada da Globo que perdeu o Emmy para novela flopada

Até o levantamento de agosto de 2021 feito pela Folha de São Paulo, “Avenida Brasil” é a trama mais exportada da Globo, sendo vendida para 148 países. Ainda no Top 5 estão “Totalmente Demais” (135 países), “A Vida da Gente” (132 países), “Caminho das Índias” (117 países) e “Da Cor do Pecado” (107 países).

Mesmo com esta conquista, a trama do roteirista de “Central do Brasil” não ganhou o Emmy em 2013, perdendo para “Lado a Lado”, trama das 18h exibido na mesma época e que retratava o Brasil pós abolição da escravidão e o surgimento das favelas. A novela, apesar de ter sido vencedora, teve a pior audiência da faixa das 18h, marcando 18 pontos de média

10 – Vale A Pena Ver de Novo: substituta e maior audiência da década com 30 pontos!

Inicialmente, “Avenida Brasil” não era a escolha inicial para a reprise no “Vale a Pena Ver de Novo” em 2019. Para substituir “Por Amor”, a Globo tinha escalado “Eta Mundo Bom”. Porém, a escolha da trama de Walcyr Carrasco para voltar a telinha não acabou sendo aceita pela audiência, fazendo com que a emissora carioca mudasse de ideia e optasse pelo fenômeno de 2012, com medo de que os índices conquistados pela novela de Manoel Carlos caísse.

“Avenida Brasil” teve bastante sucesso na faixa e conquistou 19 pontos de média, sendo a maior da sessão de reprises na década de 2010. Sua maior audiência foi de 28 pontos com pico de 30. Apesar disso, a sucesso, que foi a trama protagonizada por Sérgio Guizé como Candinho, conquistou mais audiência e fechou com 21 pontos.

Advertisement
Advertisement

More in:Televisão