A vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, transformou seu discurso contra conteúdos negativos em uma política interna: a emissora proibiu reportagens policiais e tragédias em seus telejornais. A nova diretriz, anunciada nesta segunda-feira (19), determina que o foco do jornalismo será em pautas educativas, propositivas e positivas. As informações são do site TV Pop.
De acordo com a matéria do site, editores-chefes foram convocados para uma reunião emergencial com a chefia de Jornalismo, onde foi deixado claro que o sensacionalismo está banido. Afiliadas também foram orientadas a deixar de produzir conteúdos violentos e focar em matérias mais leves.
Casos excepcionais, como grandes tragédias, ainda poderão ser abordados, mas sem imagens chocantes, apenas com depoimentos de repórteres no local ou notas lidas pelos apresentadores.
A mudança gerou impacto imediato: o repórter Rafael Batalha foi demitido, e Rodrigo Garavini pediu desligamento. Nos bastidores, há expectativa de novas saídas, já que muitos profissionais não têm experiência com o novo estilo de cobertura.
A decisão da filha de Silvio Santos também contrasta com os próximos lançamentos do SBT, como o jornal comandado por Luiz Bacci, que se chamará “Alô Você” e irá estrear no próximo dia 26/05, às 11h, somente para São Paulo.