Televisão

O Marajá: Novela da Manchete censurada por Fernando Collor tem seu primeiro capítulo postado no YouTube

Nesta semana, o Canal Memória no YouTube divulgou o primeiro capítulo da novela “O Marajá”, produzida em pela TV Manchete em 1993 e que teve a sua exibição censurada por Fenando Collor, que na época já não era mais presidente do Brasil por ter renunciado ao cargo no final de 1992.

A produção era uma sátira a vida do político, que na história teria o nome de Elle (Hélcio Magalhães) e contava com personagens como a primeira dama Rosane Malta, que era chamado de Ella (Vânia Bellas) e até o seu tesoureiro PC Farias.

No dia da estreia da novela, 26 de julho de 1993, Collor conseguiu uma liminar na justiça impedindo a sua exibição. A emissora tentou reverter a situação, mas acabou não conseguindo. No lugar, foi exibido uma edição mais longa do Jornal da Manchete e uma minissérie.

Em 1994, o STF liberou a exibição da novela com cortes, mas o dono da Manchete, Adolpho Bloch, proibiu a sua exibição, com medo de que a emissora, na época já atolada em dívidas, enfrentasse mais problemas. Desde então, as fitas estavam desaparecidas. Porém, tudo leva a crer que foram adquiridas em um leilão no final do ano passado, junto com outras novelas e minisséries da emissora, como “Pantanal”, “Karanga do Japão” e “Ana Raio e Zé Trovão”.

Em “O Marajá” também trabalharam o casal sensação da época Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, Ângela Leal, Antônio Pitanga, Jussara Freire e entre outros.

Confira abaixo o primeiro capítulo.

Advertisement

More in:Televisão