Televisão

Poliana Moça: Confira como era o mundo quando Poliana foi ar pela 1ª vez em 2018

Poliana Moça SBT
Continua após a publicidade..

Na noite deste quarta (24), após mais de 5 anos, a saga da Poliana, dessa vez em “Poliana Moça”, chega ao fim.

Para quem não lembra, a história da personagem interpretada pela Sophia Valverde foi transmitida pela primeira vez lá em 16 de maio de 2018. A estreia inclusive chegou a marcar a 15 pontos com pico de 18, algo que nenhuma novela da emissora de Silvio Santos conseguiu mais.

De lá para cá, ao longo 871 capítulos (considenrando “Poliana Moça” e “As Aventuras de Poliana”), a sociedade teve diversas tranformações, seja na política, no entretenimento, na tecnologia e em outros seguimentos.

Continua após a publicidade..

Com isso, o OA preparou uma lista de algumas mudanças nesse período em que Poliana esteve no ar com o seu “Jogo do Contente”.

Bolsonaro tímido nas pesquisas e Governo Temer

Quando a novela começou naquele maio de 2018, o presidente do Brasil ainda era o Michel Temer, que havia assumido o mandato depois do impeachmant da Dilma Rousseff, em agosto de 2016.

Ainda naquele mês, uma das primeiras pesquisas para as eleições daquele ano, feita pela CNT/MDA, mostrava Lula na liderança com 18,6% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 12,4%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, registrando 1,7%. Porém, a candidatura do candidato do PT foi impedida pelo STF por ter sido condenado pela Lava-Jato e estar preso. Na sua chapa, entrou o Fernando Haddad

Lula preso

Em abril de 2018, Lula foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, em Curitiba, em um processo penal que afirmou que Lula foi beneficiário de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral norte de São Paulo.

Luís Inácio Lula da Silva foi solto em novembro de 2019 após o STF considerar prisão em segunda instância inconstitucional. Em março de 2021, o atual presidente recuperou seus direitos políticos após o ministro Edson Fachin, do STF, anular as condenações de Lula na Operação Lava-Jato.

Continua após a publicidade..

Copa da Rússia

Quando “As Aventuras de Poliana” estreou em maio daquele ano, não havia acontecido nem a Copa do Mundo na Rússia, que foi entre os meses de junho e julho. O torneio ficou marcado pela vitória da França pela segunda vez após 20 anos e o fato da Croácia ter chegado a uma disputa da final pela primeira vez.

Já em relação ao Brasil, viu seu sonho do hexa ter sido adiado mais uma vez após ter sido eliminado para Bélgica nas quartas de final.

Atualmente, devido ao conflito com a Ucrânia, a seleção russa está banida de todos os torneios esportivos.

TV aberta com 60 pontos

Naquele ano, a TV aberta conseguiu um índice que jamais conseguiria se repetir nos anos seguintes: o de 60 pontos! Numa era em que o hábito do streaming vinha conquistando o seu espaço, e somente a Globo sendo a detentora dos direitos de transmissão, os jogos do Brasil atingiram recordes de IBOPE.

O jogo de maior audiência foi entre o da seleção canarinho com o México, que marcou 57 pontos com 62 de pico. Índices que não eram vistos na TV brasileira desde o último capítulo de “Caminho das Índias”, que marcou 55 pontos em 2009. De lá para cá, a Globo nunca mais conseguiu uma audiência acima dos 50 pontos.

SBT não transmitia futebol

Naquele 2018, o SBT não transmitia o futebol em rede nacional, apenas a Copa do Nordeste para as afiliadas do Nordeste. Isso passou a mudar em 2020, quando transmitiu a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense após a Globo rescindir o contrato.

Ainda em 2020, a Globo rescindiu o contrato com a Comenbol em relação a Libertadores, devido a alta do dólar. Com isso, a emissora de Silvio Santos acabou adquirindo as transmissões do torneiro entre 2020 a 2022.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Xuxa e Porchat na Record e Galisteu na Globo

Em 2018, Xuxa ainda era contratada da Record TV e apresentava o reality “Dancing Brasil” nas noites de quarta. Ainda na mesma emissora, Fábio Porchat comandava o seu talk-show “Programa do Porchat”, que chegou ao fim no final daquele ano.

Em contrapartida, Adriane Galisteu fazia a sua primeira, e até então, única novela na TV Globo, que foi “O Tempo Não Para”, exibida às 19h. A atual apresentadora de “A Fazenda” interpretava a estilista Zelda. Porém, ao longo do tempo, sua persoangem foi perdendo destaque na trama. Até uma suposta briga entre Galisteu e Cleo, sua colega de elenco, foi apontada por ter sido o motivo desse desaparecimento. Porém, ambas negaram atrito.

Tiktok nem era TikTok

Nos dias de hoje, o TikTok faz parte das nossas vidas, vim mudando nosso hábitos e vem ditando tendências na indústria em diversos sentidos. Porém, naquele maio de 2018, o app ainda se chamava Musical.ly. Somente em agosto daquele ano, o Musical.ly viria a se transormar no TikTok.

Larissa Manoela: de Poliana para Globo

Na primeira parte da saga de Poliana, Larissa Manoela ainda fazia parte do elenco como a Mirela Delfino, a Mi. Porém, ao final das gravações em dezembro de 2019, a atriz encerrou o seu contrato com o SBT e foi para Globo, onde a pretenção era de que no ano seguinte estralesse uma novela. Porém, devido a pandemia, isso só viria a acontecer em janeiro de 2022 com “Além da Ilusão”.

Dólar

Em maio de 2018, num passado que parece distante do de hoje, o dólar ainda era cotado na casa dos R$3,30.

Importunação sexual não era crime

Quando Poliana apareceu pela primeira vez com o Jogo do Contente em maio, Importunação Sexual ainda não era considerado crime, apenas era classificada como infração de menor potencial ofensivo. Somente em 25 de setembro de 2018, a Lei 13.718/18, que torna a Importunação Sexual como crime, foi aprovada, sob pena de reclusão de 1 a 5 anos.

Horário de Verão em vigor

Em 2018, foi o último ano em que passou a vigorar no Brasil após 33 anos ininterruptos. Em abril de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro assinou decreto encerrando o ciclo do horário de verão no Brasil, afirmando que a medida seguia estudos indicando que o adiantamento nos relógios passou a não fazer diferença em economia de energia, além de trazer males ao ciclo biológico da população.

Coronavírus e a única novela inédita na pandemia

Em 2018, o Coronavírus ainda não tinha sofrido a mutação em que fez ser o causador da Covid-19. A primeira infecção só viria acontecer nos últimos meses de 2019, na China. Somente em março de 2020 que a pandemia foi declarada no mundo pela ONU.

Ainda em 2020, com o lockdown e o avanço das doenças, as produções de novelas da Globo e da Record foram paralizadas. Consequentemente, as suas exibições foram suspensas e substituídas por reprises. Porém, até junho daquele ano, por conta das suas gravações avançadas, “As Aventuras de Poliana” se tornou a única novela inédita em exibição na TV brasileira.

Advertisement
Advertisement

More in:Televisão