
No mês que vem, “Mulheres de Areia” irá substituir “Chocolate Com Pimenta” nas tardes da Globo. Porém, a história protagonizada por Glória Pires chegou a ser impedida de ir ao ar no périodo véspertido pelo governo.
Em 2012, após o encerramento de sua segunda reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”, o Ministério da Justiça, por meio da Classificação Indicativa, reclassificou a novela como inadequada para menores de 12 anos por conter violência, linguagem inadequada e consumo de droga lícita. Na época, isso impedia a sua exibição antes das 20h.
Em fala ao UOL, o Ministério contou que em 1993 a trama de Ivani Ribeiro foi classificada como livre, mas justificou que os critérios da Classificação Indicativa havia sido mudados entre 1993 a 2012. O órgão ainda disse que a nova classificação era como forma de “prevenir danos a crianças e adolescentes em possíveis exibições futuras”.
Porém, desde 2016, não há mais restrições horárias em relações a Classificações Indicativas. Ou seja, “Mulheres de Areia” pode ser reprisada sem esses problemas.