Televisão

#TBTdoOA – 10 anos do último capítulo de “Caminho das Índias”

Continua após a publicidade..

Parece que foi recente, mas ontem completou 10 anos que foi ao ar o último capítulo de “Caminho das Índias”, a novela escrita por Glória Perez e que fez muito sucesso no horário das nove (apesar de ser chamado ‘das oito’ na época). Vamos relembrar um pouco de como foi esse capítulo?

Com duas horas de duração (sendo exibido das 21h às 23h), o desfecho começa com Shankar (Tony Ramos) indo através de Opash (Lima Duarte) para lhe dar uma chibatadas em nome de sua honra devido aos caos que a sua família vinha tendo naquele momento, a falsa morte do Raj (Rodrigo Lombardi) e a descoberta de que o filho da Maya (Juliana Paes) era de Bahuan (Márcio Garcia). O que não esperávamos era que Laksmi (Laura Cardoso) revelasse que Opash é o pai de Shankar. Ao final, eles se abraçam e deixam as desavenças de lado.

Continua após a publicidade..

O capítulo ainda mostrou o reencontro de Maya e Raj, que tinha sido dado como morto após um acidente de trem. Ele reaparece e procura por Maya na rua, que acaba a reencontrando e assim tem um final feliz, ao lado do filho dela com o Raj.

Falando em Raj, o protagonista que foi perdendo destaque ao longo da novela acabou aparecendo bem pouco no capítulo, apenas em uma cena em que aparece se casando com a Shivani (Tayla Ayala).

Continua após a publicidade..

A vilã da novela foi a Surya (Cleo), que fazia da vida de Maya um inferno. No final, ela inventa outra gravidez, porém dessa vez não acaba sendo descoberta e ainda compra uma criança para chamar de sua filha. O que ela não contava é que era uma menina (que na família a tradição era ter um filho homem).

Já no núcleo brasileiro, tivemos a Norminha (Dira Paes) voltando a enganar o Abel (Anderson Müller) com o seu famoso leitinho com sonífero, que usava para dopar o guarda e o trainar pela noitada na Lapa.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]
Norminha e Abel: suas traições caíram no gosto do público

A psicopata da Yvone (Letícia Sabatella) acaba manipulando o carcereiro e sai do presídio com a premissa de voltar em duas horas, o que nunca acaba acontecendo. Outro núcleo que deu o que falar na época foi a Tarso (Bruno Gagliasso), que possuía esquizofrenia e sua família não o compreendia. No final, sua mãe Melissa (Christiane Torlonni) acaba o entendendo e ainda termina feliz ao lado de Tônia (Marjorie Estiano).

A novela pode até ter demorado para engrenar, mas se tornou um sucesso absoluto, com diversas expressões indianos que caíram na boca do povo e uma audiência final de 55 pontos com pico de 59 (até hoje, nenhuma novela conseguiu igualar e/ou ultrapassar esta média. Somente “Passione” conseguiu chegar perto em 2011 durante a sua última semana, que registrou 54 pontos).

“Caminho das Índias” ainda ganhou o Emmy Internacional de melhor novela, sendo a primeira da Globo a conseguir este efeito. Entre 2015 e 2016, a novela foi reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo” em 180 capítulos, a segunda maior da sessão (perdendo apenas para segunda reprise de “Senhora do Destino” em 2017, que contabilizou 195 capítulos ao todo).

Curiosidade: por algumas semanas, Glória Perez precisou se afastar da trama para retirada de um linfoma na tireoide. Nesse tempo, Carlos Lombardi ajudou a autora.

Zoeira: No mesmo dia do último capítulo, a Juliana Paes divulgou em suas redes sociais uma imagem em que o Raj termina com o Bahuan e a Maya fica alone. #TheZoeiraNeverEnds

Advertisement
Advertisement

More in:Televisão