Carnaval 2024Música

Com formato inovador, álbum dos sambas-enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro para 2024 será gravado na Cidade das Artes

Foto: Vitor Melo/Rio Carnaval
Continua após a publicidade..

Após o grande sucesso dos álbuns lançados na temporada de 2023 no streaming, o Rio Carnaval já prepara uma grande novidade para a versão com os sambas-enredo de 2024.

Em iniciativa inédita, o disco será gravado na sala de orquestra da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em um formato que contará também com captação audiovisual. “Esse será um produto diferente, onde traremos ainda mais emoção para um álbum que tradicionalmente é feito no estúdio. Com a grande safra de sambas que está chegando, essa nova concepção tem tudo para ser um grande sucesso”, destacou o vice-presidente da LIESA e presidente da Edimusa, Helio Motta.

Continua após a publicidade..

O álbum será gravado novamente pela Edimusa, a editora musical da Liesa. Dessa vez, as agremiações terão a liberdade de criar o próprio arranjo de sua faixa, que será aprovada pela produção, liderada pelo produtor Alceu Maia. A previsão é que as gravações sejam realizadas no mês de outubro e o produto final seja lançado a partir de novembro.

Continua após a publicidade..

Sambas já escolhidos

Três escolas do Grupo Especial carioca já escolheram seus sambas-enredo para o próximo carnaval. Na madrugada do último domingo (27), a Porto da Pedra (que volta a elite do carnaval carioca em 2024) foi a primeira agremiação a realizar a final de sua disputa. Para cantar o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, a escola de São Gonçalo escolheu a obra assinada por Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr, Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço. No mesmo evento, a atriz Giovana Cordeiro, protagonista de “Fuzuê”, foi apresentada oficialmente como a nova musa da agremiação.

Advertisement
[smart_post_show id="61047"]

Duas escolas optaram por não realizar disputa: a Paraíso do Tuiuti encomendou seu samba-enredo para um grupo de compositores e apresentou oficialmente para sua comunidade no início do mês – a escola desfilará o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, sobre a história de João Cândido. Por outro lado, a Unidos de Vila Isabel optou pela reedição de “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”, samba que apresentou no carnaval de 1993. As próximas escolas a definirem seus hinos para 2024 serão Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Grande Rio, ambas no próximo dia 30 de setembro.

Advertisement
Advertisement