Teatro

Resenha: “Conserto para Dois”, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello

O casal está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira até o dia 19 de dezembro

Um dos casais mais potentes do teatro musical está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Para muitos, já seria garantia de sucesso e casa lotada, o fato de se reunirem em cena dois dos principais nomes da cultura brasileira: Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia. Agora, se acrescentarmos nesta receita, figurinos super elaborados, uma trilha sonora original contagiante, além de muito dinamismo em cena, chegamos ao resultado que é o espetáculo Conserto para Dois, O Musical. Prova do grande sucesso da produção é que, antes da pandemia, a montagem chegou a oito cidades brasileiras e até mesmo a Portugal.

Jarbas e Claudia, que se dividem em doze personagens, contam a divertida história do escritor de best-seller Ângelo Rinaldi (vivido por Jarbas) e Luna de Palma (interpretada por Claudia), uma diva do cinema internacional. Com nuances de suspense, a trama narra, de forma descontraída, como o casal se conheceu, separou e se reencontrou. Dando as pitadas de sátira a outros contos conhecidos e fazendo a função de uma espécie de narrador deste romance, está Guilherme Terra, que também toca o piano do Navio Sinfonia dos Mares, onde boa parte da trama se passa.

Outros personagens que podem ser citados, com grande destaque são: a mãe de Luna, dona Socorro, que pode fazer com que muitos dos espectadores se identifiquem e divirtam com o papel dela na vida da filha, já que não dá sossego para que Luna e Ângelo fiquem juntos a sós após 8 meses de casamento; a camareira do Navio, que tenta a todo custo blindar a artista cover de Luna das investidas de Ângelo; Nestor, assistente pessoal de Luna, que acaba tentando tomar seu lugar de estrela principal da música e também o Marinheiro, vivido por Raia, que troca diálogos hilários com Ângelo.

Impressiona também a rapidez com que os figurinos são trocados. Claudia e Jarbas estão o tempo todo em cena, mas nem sempre nas mesmas personagens. Em gestos quase mágicos, os artistas trocam de figurino com uma rapidez de deixar o espectador de queixo caído. E, se levarmos em conta a sofisticação dos vestidos usados por Raia em cena, são trocas feitas realmente em um passe de mágica. Jarbas, que por vezes interpreta personagens femininas, também dispõe de grande destreza para realizar essas trocas, já que fica quase imperceptível que são eles mesmos a interpretarem todos esses elementos que compõem o musical.

Os cenários, que se intercalam entre a casa do casal e o navio, são trocados também muito rapidamente, o que dá mais ainda a sensação de ser uma peça dinâmica.

Em dado momento, Claudia Raia chega a interagir com a plateia, sempre respeitando os protocolos de prevenção à COVID-19, fazendo uso de máscara e álcool em gel. Ainda assim, é um dos pontos altos do musical, pois anima o público, do jeito que só Claudia Raia consegue fazer.

Jarbas Homem de Mello também mostra, mais uma vez, o motivo de ser um dos nomes mais consagrados do teatro brasileiro: diverte, emociona e interpreta as canções originais do espetáculo de forma única, fazendo a plateia se transportar sem perceber, para o mundo intenso e apaixonado, ao mesmo tempo ciente dos erros e querendo consertá-los, de Ângelo.

Ao final do espetáculo, o espectador pode fotografar e filmar a última canção, interpretada de maneira apaixonada pelos dois. Trouxemos algumas imagens, confira:

(Nicole Gomez)
(Nicole Gomez)
(Nicole Gomez)

Você pode, ainda, conferir o álbum completo com as canções do espetáculo, na sua plataforma de áudio preferida. Repetindo o recurso de grandes montagens famosas da Broadway, Conserto para Dois também conta com sua trilha sonora disponível. Ouça:

Conserto para Dois, O Musical está em seu último mês em São Paulo. Por isso, garanta seu ingresso!

FICHA TÉCNICA

Texto: Anna Toledo

Músicas: Thiago Gimenes, Tony Lucchesi e Anna Toledo

Direção: Jarbas Homem de Mello

Codireção e Coreografias: Kátia Barros

Diretor Musical: Tony Lucchesi

Design de Som: Tocko Michelazzo

Design de Luz: Jarbas Homem de Mello e Jackis  Roberto

Cenário: Natália Lana

Figurinos: Bruno Oliveira

Visagismo: Dicko Lorenzo

Elenco: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello

Participação Especial: Guilherme Terra

Diretor Musical Assistente, Arranjos e Piano: Guilherme Terra

Diretor Residente: Mariana Nogueira

Fotos de estúdio: Gabriela Schmidt

Realização: Raia Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal do Brasil

Assessoria de imprensa: Mattoni Comunicação

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

Serviço:

“Conserto para Dois, O Musical”

Local: Teatro Procópio Ferreira

Endereço: Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César | São Paulo

Dias de exibição: de sexta-feira a domingo

Horários de exibição: 21h, às sextas-feiras e sábados; 19h, aos domingos

Ingressos: Conserto Para Dois – Sympla Bileto – Compre seu ingresso online

O USO DE MÁSCARA É OBRIGATÓRIO DURANTE TODA A SESSÃO

FAVOR APRESENTAR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO NA ENTRADA 

Meia entrada :

Estudantes de Ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-graduação; No caso

dos Estudantes, é necessária a apresentação do documento de identidade estudantil

(carteira de estudante) com data de validade atual na entrada

do espetáculo. Não aceitamos certificado de matrícula do período em curso

ou boleto de pagamento do mês vigente. (www.documentodoestudante.com.br)

Professores da Rede Estadual e Municipal; Maiores de 60 anos; Portadores de
Necessidades Especiais. Venda direta, pessoal e intransferível, sendo necessária

a apresentação de documento original, com foto, que comprove a condição na entrada do espetáculo. No caso dos Professores da rede pública

de ensino, é necessária a apresentação da carteira funcional emitida pela Secretaria

de Educação ou outro documento com identificação que comprove esta condição.

Nicole Gomez
Formada em Rádio e TV, sou uma apaixonada por Teatro Musical e acredito que a Cultura pode mudar vidas.

More in:Teatro