Televisão

Confira dez novelas que tiveram capítulos especiais de Natal

Eis que chegou a véspera de Natal e com ela, pelo terceiro ano consecutivo, não teremos um capítulo de novela especial para data. A última vez que isso aconteceu foi em 2018 com “O Tempo Não Para”.

De lá pra cá, algumas novelas até lembraram do data comemorativa, como “Amor de Mãe”, “Bom Sucesso” e “Éramos Seis”, porém ambas fora dos dias 24 e 25 de dezembro. Em 2020, não aconteceu por conta que todas as novelas que estavam no ar na Globo eram reprises. A única inédita na TV aberta brasileira naquela ocasião, “Amor Sem Igual” da Record TV, nem lembrou da data.

Em 2021, a façanha de ter um capítulo de Natal novamente não acontecerá pelo fato das três novelas em exibição da emissora carioca já estarem com todos os seus capítulos gravados. Lembrando também que quando começaram as gravações das tramas atualmente no ar, ainda não havia uma previsão de quando seriam exibidas.

Com isso, o OA relembra para vocês algumas novelas que tiveram a celebração do Natal em seus capítulos.

Vale Tudo – 1988

O Natal de 1988 foi diferente do habitual por causa do seguinte motivo: na noite do dia 24, foi exibido a morte de Odete Roitmann (Beatriz Segall) em que geraria o mistério em torno do seu assassinato. Inclusive, essa cena estava prevista para o dia anterior, 23, mas a Globo optou por deixa-la na véspera de Natal.

Laços de Família – 2000

Na noite do dia 25 de dezembro, segundo, os telespectadores da novela da Manoel Carlos pararam em frente a TV para ver Helena (Vera Fischer) se entregando ao seu amor da juventude Pedro (José Mayer) em uma tentativa de engravidar para salvar Camila (Carolina Dieckmann), filha dos dois e que estava com Leucemia. O plano acabou dando certo e Camila acabou se salvando.

O Clone – 2001

No ano seguinte a “Laços de Família”, foi a vez da trama de Glória Perez ter um capítulo impactante no Natal, com o reencontro de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício). Porém, na trama a data natalina foi ignorada.

Chocolate Com Pimenta – 2003

Assim como Manoel Carlos, Walcyr Carrasco nunca deixa o Natal passar batido em suas novelas. Na trama das 18h de 2003, o espírito de Ludovico (Ary Fontoura) reapareceu para Ana Francisca (Mariana Ximenes) pedindo para que ficasse atento aos céus. Ao final, acontece a primeira aparição de Miguel (Caco Ciocler), que chega a cidade desacordado em um balão.

Durante a história, é gerado um mistério em torno de Miguel, que na realidade é filho bastardo de Ludovico. O mocinho ainda ajuda Aninha a recuperar a sua herança.

A Favorita – 2008

No natal de 2008, a trama de João Emanuel Carneiro já estava em sua reta final. Porém, no capítulo do dia 24 de dezembro aconteceu um momento marcante: Irene (Glória Menezes) descobrindo que a Flora (Patrícia Pillar) era uma pessoa ruim, com direito a Lara (Mariana Ximenes) falando a sua avó que a sua mãe biológica tramou a venda da empresa da família e que foi responsável pela morte de Gonçalo (Mauro Mendonça), trocando o remédio por balinhas.

No dia 25, Irene ainda não acredita que Flora é uma bandida e acha que estão fazendo a cabeça de sua neta, mesmo a matriarca achando uma arma e celulares descartáveis na casa da vilã. Ao final do capítulo, Lara conta a sua avó que Donatela (Cláudia Raia) está viva.

Ti Ti Ti – 2010

No remake de Maria Adelaide Amaral, o Natal foi bastante celebrado durante a semana, com direito a reunião de todos os núcleos. Porém, uma cena em especial foi quando Ariclenes/Victor Valentim (Murilo Benício) apareceu no meio de um desfile de sua grife no Pacaembu e ainda saiu voando em um helicóptero.

Passione – 2010

Ainda no mesmo ano, a novela de Silvio de Abreu, que já estava em sua reta final, teve uma cena emocionante de Totó (Tony Ramos) abraçando pela primeira vez o seu pai Olavo (Francisco Cuoco). No capítulo também tem a comemoração de Fred (Reynaldo Gianeccini) comemorando ter conquistado a empresa de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro).

A Vida da Gente – 2011

O Natal desta novela não foi nada perfeito, pelo contrário, o que teve foi climão, com direito a Eva (Ana Beatriz Nogueira) fazendo o seu sarcasmo para as filhas Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano).

Império – 2014

Aguinaldo Silva também é um autor que nunca deixa o Natal passar batido em suas histórias. Nesta novela, o destaque fica para Cristina (Leandra Leal) em saber que o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) estava vivo de verdade e que tudo não se passa de um plano de fingir a sua morte.

O Tempo Não Para – 2018

Na trama de Mário Teixeira, a família de Dom Sabino (Edson Celulari) comemorava o primeiro Natal após passarem 132 anos congelados e ficaram impressionados com a modernidade na comemoração da data.

“O Tempo Não Para” foi a última novela que teve um capítulo que comemorava o Natal e que fosse exibido no mesmo dia ou semana.

Curiosidade: a audiência em questão teve 15 pontos e foi uma das menores audiências da história da faixa das 19h, superada apenas pelo capítulo do dia 31 de dezembro da mesma história e do primeiro sábado de “Quanto Mais Vida, Melhor”, em que ambas marcaram 14 pontos.

More in:Televisão